Cineasta compara 25 remakes e seus filmes originais frame por frame

Dizem por aí que remakes, reboots e refilmagens são responsáves por praticamente a metade das produções que chegam aos cinemas ao longo de um ano (a outra metade são adaptações). Generalizações à parte, o grau em que estúdios, produtores e audiência aderiram à cultura do remake significa uma grande oportunidade para abordar essas produções por ângulos diferentes.  O produtor e editor Jaume R. Lloret fez um vídeo super legal que coloca lado a lado comparações de cenas de 25 filmes e seu remakes para mostrar o quão diferente (ou não) o mesmo filme pode ser na segunda vez.

Jaume, que atualmente reside em Barcelona, teve o trabalho facilitado em alguns filmes mais do que nos outros. Um dos casos mais engraçados é o do filme austríaco Funny Games, de Michael Haneke, que rodou um remake em inglês só com atores diferentes, e nada mais. Os outros filmes, no entanto, revelam bastante sobre o processo de refilmagem e de como a produção é feita.

Lloret escolhe as cenas com minúcia para que cada uma destaque as diferenças entre o todo similar, e deixa a cargo da audiência decidir se a segunda versão é uma melhoria ou não.

 

Vale a pena dar uma olhada com carinho na lista de filmes utilizados (ela também está disponível na descrição do vídeo). Descobri que vários filmes que eu assisti são remakes e eu não fazia a menor ideia, tipo Vanilla Sky e Cape Fear.

Via FastCo

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *