O brinquedo da empatia

The Empathy Toy (em tradução livre, o brinquedo da empatia) é um jogo feito de olhos vendados, no qual só é possível vencer quando os jogadores aprendem a entender um ao outro. A empresa responsável pela ideia é a Twenty One Toys, que oferece workshops de desenvolvimento pessoal, como “Introdução à Empatia no Seu time”.

O jogo funciona da seguinte forma:

  • O guia (vendado) recebe as peças do quebra-cabeça que foram montadas em um determinado padrão.
  • O construtor – que também é vendado – deve recriar o padrão seguindo as instruções do guia. As vendas só podem ser retiradas quando os dois acreditarem ter concluído o desafio.
  • O observador não é vendado, mas não deve falar até que os dois outros participantes tenham terminado a tarefa. Nesse momento, todos os jogadores discutem o progresso do jogo.

O desafio? Usar as próprias palavras, estabelecer uma linguagem comum e resolver um problema cuja chave está em entender a perspectiva do outro.

Parece fácil, mas na prática é um grande desafio

 

blindfold

O jogo é super democrático: dá para brincar com crianças, adolescentes e adultos, seja no escritório, em grupo ou até mesmo por Skype.


empatia-canhotices

 

A ideia surgiu do projeto de uma estudante cujo objetivo era projetar uma estrutura de navegação para pessoas cegas. A partir daí, perguntas como “onde estou”, “para onde vou”, etc levaram-na a construir uma maneira de dialogar e auxiliar o outro sem o auxílio da visão. A história toda vocês conferem nesse Ted Talk:

 

Tem muita gente por aí precisando praticar essa brincadeira, não é?

Via Swissmiss

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *