Conheça como um homem com cegueira de cores usa a tecnologia para ouví-las

Produzido como parte da  The Connected Series, um projeto de vídeos da Samsung para explorar a maneira como a tecnologia pode impactar a vida das pessoas, Hearing Colors é um curta metragem que explora a vida de Neil Harbisson. Neil é um cara que nasceu com a acromatopsia, mais conhecida como cegueira de cores. A doença deixa aproximadamente 1 pessoa em cada 30 mil completamente incapaz de distinguir qualquer cor, devido a um defeito nos cones, as células responsáveis pelo reconhecimento do espectro visual.  Por meio de uma espécie de antena implantada na parte de trás da cabeça, Harbisson ganhou a capacidade de identificar as cores por meio de sons distintos.

Neil aderiu completamente à tecnologia e até se denomina abertamente um ciborgue: “Eu não sinto como se estivesse usando ou vestindo a tecnologia. Sinto como se eu fosse a própria tecnologia: não há diferente entre o software e o meu cérebro.” Detalhe: a Wikipédia me contou que o Governo Britânico (para fins de emissão de passaporte) oficialmente reconheceu o cara como um ciborgue de verdade.

O vídeo de cinco minutos, gravado em preto e branco e escolhido como Staff Pick do Vimeo permite que a audiência vivencie um pouquinho da experiência de Harbisson, ao demonstrar como ele percebe as pessoas, as cidades e a vida de forma geral. O documentário foi criado pelo cineasta Greg Brunkalla. Para quem curtiu, recomendo a página dele no Vimeo e também o Tumblr com todo o projeto da Samsung.

 

Via Colossal

 

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *