Fotógrafa reproduz a tabela Pantone baseada em tons de pele humana

A fotógrafa brasileira Angelica Dass é a responsável pelo projeto Humanæ, uma ideia super legal que consiste em retratar pessoas do mundo inteiro e combinar os seus tons de pele com cores da escala PANTONE®. A marca, conhecida mundialmente como expert em cores, costuma ser responsável por ditar tendências na moda e no mundo do design.

Os participantes foram selecionados por cadastro voluntário no Tumblr e no Facebook. A partir daí, para criar o fundo exatamente do mesmo tom de cada pele, uma amostra de 11×11 pixels dos retratos foi digitalmente extraída. O resultado são essas fotos, que impressionam pela correspondência perfeita entre a pele das pessoas fotografadas e a respectiva cor Pantone.

pantone-humano-canhotices6

pantone-humano-canhotices2

pantone-humano-canhotices3

pantone-humano-canhotices4

pantone-humano-canhotices5

O objetivo do projeto é desmistificar a ideia de que temos raças definidas, como muitas pessoas pensam. Ao olhar para esse mosaico, fica bem claro que as fronteiras entre as supostas diferenças de cor são praticamente impossíveis de serem demarcadas.  A fotógrafa quer documentar todos os tons de pele humana do planeta, e com isso provocar o diálogo sobre a identidade étnica.

Ao falar sobre o seu trabalho, Dass afirma: “Eu entendo a fotografia como um diálogo entre o pessoal e o global;  como um jogo em que os códigos pessoais e sociais são levados a se reinventar, um fluxo continuo entre o fotógrafo e o fotografado, uma ponte entre máscaras e identidades. Por esse motivo, eu uso meu trabalho como uma ferramenta para explorar, questionar e buscar a identidade de cada pessoa.

Via Design You Trust

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *