Um tour diferente por Nova Iorque: a cidade vista pelas suas estações de metrô

Se você quiser encontrar a verdadeira essência que faz de Nova Iorque a cidade que é, basta andar de metrô por alguns dias. Mas, se não puder, assista a esse curta metragem e já vai ter uma boa ideia. Filmado ao longo de 10 dias em 120 estações de todos os bairros, Stations: A Quick Scan Through NYC mescla cenas roteirizadas e documentário puro na tentativa de oferecer um olhar cativante sobre a vida nova-iorquina.  O curta foi desenvolvido pelo coletivo de cineastas Snowday, com a direção de Roddy Hyduk e produção de Chelsea Hyduk, Josh Buoy e Meredith Finch. Roddy, o diretor, vive em Manhattan desde que se formou na Universidade de Michigan, a afirma ser fascinado pelo metrô desde sempre:

Há tantas camadas de informação para serem absorvidades dentro do contexto individual de cada estação.  Imaginar o que está acontecendo simultaneamente ao longo do sistema como um todo foi o que despertou a minha curiosidade inicial. Isso exigiu permanecer por um bom tempo em locais pelos quais a grande maioria das pessoas deseja passar o mais rápido possível.

O filme pula de um ponto para o outro como se o espectador estivesse trocando os canais da tevê, dando uma ideia de como é cada estação e a sua respectiva vizinhança. Três jovens dançam ao som de uma bateria na W. 4th Street, perto da Universidade de Nova Iorque. Enquanto isso, um homem canta uma versão acapella de “Stand By Me” antes de ganhar um lanche de uma mulher na Times Square-42nd Street. Uma chuvinha fina cai sobre os passageiros que saem da estação na 39th Avenue em Long Island City, no Queens. São esses pequenos momentos que, juntos, revelam todo o charme e até mesmo as imperfeições de Nova Iorque. Como Hyduk diz: “A esperança é de que, por meio da soma da representação de cada estação, a textura única da cidade se revele de uma nova forma, não menos encantadora porém muito mais real”.  Vale muito o clique:

 

 

Via Fast Company

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *