Play me, I’m Yours é um projeto que personaliza pianos para levar música às ruas

Já pararam para pensar o quanto dividimos o mesmo espaço – seja na rua, no ônibus ou até no elevador – com as mesmas pessoas, sem saber absolutamente nada delas? O artista britânico Luke Jerram percebeu essa falta de interação que já faz parte dos nossos dias, e resolveu tomar uma atitude. O projeto Play me, I’m Yours é a concretização de uma ideia de levar música e comunicação para as ruas, instalando pianos em espaços públicos.

playmei'myours-canhotices

Ao falar sobre o projeto, o artista explicou que Play Me, I’m Yours veio da sua experiência na lavanderia, onde ele percebeu que as mesmas pessoas utilizavam o serviço durante os finais de semana, mas jamais conversavam entre si. A situação deveria se repetir em diversas “micro-comunidades”, que compartilham tempo e espaço sem trocar uma palavra. Ao instalar o piano, a intenção de Luke foi criar um catalisador para a conversa, alterando a dinâmica dos locais públicos.

play-me-i'm-yours-canhotices

O resultado? Sucesso, desde o início – em 2008, quando Jerram instalou 15 pianos ao redor da cidade de Birmingham durante três semanas. Aproximadamente 140 mil pessoas tocaram os pianos ou pararam para assistir aos que tocavam, o que motivou conversas e interações com o espaço urbano. Desde então, mais de mil instalações Play Me, I’m Yours foram dispostas em 38 cidades ao redor do mundo, alcançando uma audiência de 6 milhões de pessoas.

play-me-i'm-yours-canhotices2

 

play-me-i'm-yours-canhotices3

 

play-me-i'm-yours-canhotices4

Os street-pianos, que são alegres e coloridos, sempre pintados em cores vivas por artistas locais, ficam na entrada de estações de trem, praças, mercadinhos locais e outros locais frequentados por bastante pessoas. Todos – independente da raça, sexo, idade ou classe social, são convidados para apresentar suas habilidades no piano. Com um ritmo estável de interações entre o pianista, os espectadores e a cidade, os pianos unem as comunidades por meio da auto-expressão e da criatividade.

play-me-i'm-yours-canhotices5

Para quem manja de inglês, um videozinho muito legal com alguns dos pianistas compartilhando suas experiências:

Via My Modern Metropolis

 

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *