Pôsteres de Viagem Retrô

Sou absolutamente apaixonada por pôsteres. De todos os tipos – os minimalistas, os clássicos, enfim, todos têm um lugar reservado nas minhas referências. Mas os retrôs são, com certeza, um dos meus estilos favoritos.

O uso “publicitário” desses cartazes se consolidou a partir de 1900, quando artistas (como Toulouse Lautrec, que fez vários trabalhos para o Moulin Rouge) começaram a empregar a litografia a cores para produção em maior escala. A arte dos pôsteres se tornou uma oportunidade para trabalhar com tons vibrantes, imagens e tipografia criativas na promoção de vários temas comerciais, dos quais os destinos de viagens foram um dos mais explorados. Olha só alguns aí, começando pelo do Brasil:

brazil

Legal que no mínimo uns 100 anos depois, o Brasil continua vendendo os mesmos argumentos: praia, pão de açúcar e a mulherada de biquíni.

san-francisco

Difícil olhar para esse cartaz e e não lembrar de uma das cenas mais clássicas do cinema: a Escadaria de Odessa, no filme O Encouraçado Potemkin.

odessa

venezuela

south-america

Para quem também curte cartazes, tenho algumas dicas: A Leite-Com tem uma linha de gravuras inspiradas em São Paulo e no Brasil que segue bem essa temática retrô. Outra ideia são os lambe-lambes da Urban Arts, que por enquanto só estão disponíveis nas galerias, mas em breve chegarão no site. Por último, sempre é possível procurar por um desses em alta no Google e mandar imprimir em uma gráfica de qualidade 🙂

Encontrei os cartazes no InspirationFeed

You may also like

3 Comentários

    1. Bah, que legal o trabalho do teu pai! Eu ia amar ser desenhista nessa época, mas ia precisar de muito talento pra conseguir sair dos meus bonequinhos de palito hehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *