Pôsteres de Viagem Retrô

Sou absolutamente apaixonada por pôsteres. De todos os tipos – os minimalistas, os clássicos, enfim, todos têm um lugar reservado nas minhas referências. Mas os retrôs são, com certeza, um dos meus estilos favoritos.

O uso “publicitário” desses cartazes se consolidou a partir de 1900, quando artistas (como Toulouse Lautrec, que fez vários trabalhos para o Moulin Rouge) começaram a empregar a litografia a cores para produção em maior escala. A arte dos pôsteres se tornou uma oportunidade para trabalhar com tons vibrantes, imagens e tipografia criativas na promoção de vários temas comerciais, dos quais os destinos de viagens foram um dos mais explorados. Olha só alguns aí, começando pelo do Brasil:

brazil

Legal que no mínimo uns 100 anos depois, o Brasil continua vendendo os mesmos argumentos: praia, pão de açúcar e a mulherada de biquíni.

san-francisco

Difícil olhar para esse cartaz e e não lembrar de uma das cenas mais clássicas do cinema: a Escadaria de Odessa, no filme O Encouraçado Potemkin.

odessa

venezuela

south-america

Para quem também curte cartazes, tenho algumas dicas: A Leite-Com tem uma linha de gravuras inspiradas em São Paulo e no Brasil que segue bem essa temática retrô. Outra ideia são os lambe-lambes da Urban Arts, que por enquanto só estão disponíveis nas galerias, mas em breve chegarão no site. Por último, sempre é possível procurar por um desses em alta no Google e mandar imprimir em uma gráfica de qualidade 🙂

Encontrei os cartazes no InspirationFeed

Tagged with:    

About the author /


3 Comentários

  1. Claudia sieber

    Adoooroo, ,meu pai era desenhista publicitário, na da década de 60 e 70..Eu adoro ver esses anúncios, sou vidrada em ilustrações antigas.

    • nnathalia

      Bah, que legal o trabalho do teu pai! Eu ia amar ser desenhista nessa época, mas ia precisar de muito talento pra conseguir sair dos meus bonequinhos de palito hehehe

  2. Dóris Bussolin Ruaro

    Adorei o poster de San Francisco ja visitei esta cidade e o poster retrata bem certinho esse visual!!!

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Contato

Para conversar sobre parcerias, oportunidades ou apenas dar um alô para o Canhotices, mande um email!