Startup se especializa em revender retalhos da indústria da moda para criativos

Manufatura na China – um dos países que mais trabalha para a indústria da moda –  significa uma queda significativa nos custos de produção. É sempre melhor para os negócios produzir em grande escala, e diminuir o valor do produto final.  O outro lado da moeda, que tem levantado muitos debates, é a facilidade de descarte dos itens de consumo. Em outras palavras: o ciclo de vida do produto diminui, e simplesmente jogamos fora quando ele apresenta algum defeitinho ou não corresponde a nossa expectativa.  Dentro desse contexto, existem ótimas oportunidades de negócio. Esse é o caso da startup The Squirrelz , que resolveu utilizar as milhões de toneladas de retalhos de tecido que a indústria da moda despeja em aterros: vendê-los mais barato para criativos.

Quando as fábricas recebem um pedido de, por exemplo, tecelagem de algodão vermelho, elas usam toneladas de água e também tinta com escoamento tóxico, o que pode resultar no tom errado de vermelho. Nessas situações, o que eles fazem? Simplesmente botam fora o material em estado perfeito – muitas vezes em aterros feitos para esse fim.

the-squirrelz-1

É aí que a The Squirrelz entra. Eles vão até as fábricas e compram esse “lixo” por um valor irrisório. Então, no seu site, eles vendem os retalhos – que muitas vezes nem são tão retalhos assim, pois quantidades imensas de tecido podem ser descartadas –  para o atacado ou varejo por preços imbatíveis nos Estados Unidos.

Tudo começou com Bunny e Nico, os fundadores, que descobriram pilhas de uniformes médicos prestes a ser descartados por terem vindo na cor errada. Apavorados com o disperdício, eles transformaram as peças em bolsas com a marca Wasavy. Agora, eles estão convidando artesãos do mundo todo a participar do mesmo ciclo de reaproveitamento.

Durante o lançamento da loja online, a marca promoveu mais de 1200 produtos diferentes apresentando a diversidade de materiais que de outra forma iriam parar no lixo. O CEO da empresa, Bunny Yan, afirma: “esse tecido de alta qualidade é perfeito para designers e artesãos criativos que desejam ser ecologicamente conscientes sem gastar demais.

retalhosthe-squirrelz-canhotices

 

Via PSFK

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *