Travel by Book, a ação que oferece carona para quem estiver lendo no ônibus

A cidade romena de Cluj-Napoca (nomezinho super fácil) lançou uma ideia inovadora para estimular a leitura. No período de 4 a 7 de junho, todas as pessoas que estivessem lendo algum livro no transporte público ganharam isenção na passagem. Isso mesmo: viajaram de graça. Victor Miron, uma espécie de embaixador local da literatura – é o criador da iniciativa, batizada de Travel By Book (viaje com um livro, em tradução livre).

Em Cluj-Napoca já havia isenção de passagem para estudantes e idosos. Por que não oferecer o benefício aos leitores, uma vez que eles dão um excelente exemplo para a sociedade? Miron afirma que o hábito da leitura é contagioso: as pessoas têm vontade de ler ao ver outras pessoas entretidas com seus livros.

 

carona_para_leitores_canhotices2   travel_by_book_canhotices_3  travel_by_book_canhotices4

Depois que a prefeitura da cidade aprovou o evento, a resposta da comunidade foi excepcional. Foi criado um evento no Facebook – com milhares de confirmações, e Miron agora planeja fazer do Travel by Book uma série regular. Outras cidades romenas já se interessaram pela ideia, entrando em contato com o responsável pela ação. Realmente, parece que leitura e transporte público (de graça!) são uma combinação perfeita.

Bem que essa ideia poderia servir de exemplo aqui no Brasil! Um dia de passe-livre a cada três meses ou algo assim já seria ótimo para promover uma campanha a favor da leitura. Afinal, precisamos cada vez mais desses bons exemplos.

Via My Modern Metropolis

About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Contato

Para conversar sobre parcerias, oportunidades ou apenas dar um alô para o Canhotices, mande um email!