Três dicas de livros para comemorar o World Book Day

Hoje o Canhotices está em festa pelo World Book Day (Dia Mundial do Livro)! Para quem nunca ouviu falar, trata-se de uma verdadeira celebração de autores, ilustradores, livros e – mais importante – do hábito da leitura. Esse é o maior evento do tipo, uma iniciativa da UNESCO para incentivar a leitura em mais de 100 países ao redor do mundo.

Para comemorar, eu separei três livros legais que li nos últimos seis meses para indicar para vocês. Tem para todos os gêneros, assim ningém fica perdido!

#1 A Amiga Genial, de Elena Ferrante

 

Esse é o livro mais recente que eu li (terminei agora em fevereiro) e é o primeiro volume da chamada Série Napolitana. A tetralogia narra a história de duas amigas ao longo de suas vidas tendo como pano de fundo a Nápoles da década de 1950. Embora seja permeada pela violência e transformações da Itália do pós-guerra, a narrativa principal é a dinâmica da amizade feminina, com suas nuances complexas, estranhas e sempre muito intensas.

Elena e Lila, as duas protagonistas, alternam o tempo inteiro momentos de união, competição, planos e acima de tudo, crescimento. O mais legal é que o livro também narra a tarnsformação que ocorreu na vida da grande maioria das mulheres a partir da segunda metade do século XX. Temas como trabalho, liberação sexual e escolhas de carreira/objetivos de vida, fazem parte da história, e dá para traçar um comparativo bem legal entre o que era comum há pouco mais de 60 anos atrás e o que vivemos nos dias de hoje.

A autora, Elena Ferrante, é uma italiana que escreve sob pseudônimo e cuja identidade permanece em segredo até hoje. Apesar disso, lena ela foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do planeta pela revista “Time” no ano de 2016.

#2 Travessuras da Menina Má, Mario Vargas Lllosa

 

Ok, aceito todo tipo de xingamento e repreensão por não ter lido esse livro antes. Muitos de vocês já devem conhecê-lo, mas como eu AMEI, preciso comentar aqui. Eu sou fã das histórias de amor, e essa é um prato cheio para os românticos.

A narrativa conta a vida de Ricardo, um garoto peruano que cresce em Lima e desde pequeno tem duas paixões: Lily, uma “chilenita” misteriosa e aventureira, e o sonho de morar em Paris. O garoto cresce e acompanhamos as várias fases de sua vida, nas quais ele sempre topa com a moça que muda de nome e marido o tempo inteiro, partindo o coração do bobo apaixonado. A história atravessa a Paris dos anos 60, Londres e o movimento hippie dos anos 70, Tóquio nos anos 80 e a Madri da época de transição política dos anos 90.

Esse livro me lembrou bastante Grandes Esperanças – mesmo esquema do cara apaixonado correndo atrás da mulher de coração gelado – com a diferença de que a história de amor é mais central e explícita do que na narrativa de Dickens. O livro é forte, lindo e me emocionou demais. Super recomendo.

#3 Gélido, Tess Gerritsen

 

Meu gênero favorito são os policiais (sou uma curiosa, fazer o quê) e já tinha recebido várias vezes a recomendação de ler livros da Tess Gerritsen. Gélido foi o primeiro material dela que eu li, e gostei muito!

Esse livro faz parte daquilo que fui descobrir ser uma série (tipo Harlan Coben com os livros do Myron Bolitar) contando as aventuras da médica-legista Maura Isles e da detetive Jane Rizzoli. A história tem um clima bem claustrofóbico, pois se passa durante uma nevasca na qual a personagem principal fica presa em um vilarejo chamado Kingdom Come. A pequena cidade abandonada vai aos poucos revelando a história de uma seita misteriosa, ao pior estilo Charles Manson – pensem em exploração sexual combinada com cultos apocalípticos.

Estou bem acostumada a ler thrillers, mas essa história conseguiu me deixar tensa do início ao fim. O clima de angústia e apreensão permeia todo o livro, com um toque de realidade ao pensarmos que essas seitas macabras são bem mais comuns do que pensamos. Tenso.


Coloquei em cada título o link para compra na Cultura, como sugestão para quem desejar adquirir os livros. Se vocês ainda não leram, aproveitem a oportunidade para colocar na wishlist. Quem já leu pode comentar aí embaixo o que achou, certo?

You may also like

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *